Monitoria


Apresentação

     Este projeto compreende um esforço por parte dos coordenadores de cursos de licenciaturas do Campus Natal Central do Instituto de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) no sentido de fortalecer a oferta, o funcionamento e melhorar ainda mais a qualidade da formação dos alunos dos cursos de licenciatura da instituição.
     Para tanto apresenta as diretrizes para a instalação de um programa de bolsas de monitoria que fomentem a participação e o envolvimento dos alunos em seus respectivos cursos.

Objetivo

  • Estabelecer um programa de bolsas de monitoria voltado para os alunos das licenciaturas do IFRN.

Justificativa

      O Instituto de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, possui como um dos seus níveis de ensino a Graduação. Um curso superior, em qualquer instituição de ensino, possui especificidade própria quanto seu funcionamento, a sua manutenção e à qualidade de seu fruto: o professor.    Os formandos, além de cursarem uma matriz curricular moderna, que deve estar em contínua transformação, acompanhando o desenvolvimento de novas tecnologias e inovações educacionais, precisam se envolver em atividades extracurriculares para desenvolver de forma mais integral a sua formação. Se desejamos um curso de qualidade, precisamos de um investimento em outras ações que complementem essa formação. A prática de aprender fazendo vem nessa direção, além de outras práticas que não serão abordadas no momento oportuno.
     A monitoria para os cursos de graduação é um programa centrado especificamente num amadurecimento dos conteúdos estudados em sala de aula, pois implica em um esforço pessoal do aluno, embora sob a tutela de um professor orientador. O aluno, junto ao professor, poderá elaborar atividades, reforçar os conteúdos da disciplina, orientar estudos individualizados, aplicar atividades pontuais.

Destacam-se nos programas de monitoria três itens de grande relevância:
  1. A pesquisa na busca da compreensão e domínio do conteúdo a ser ministrado, resultando uma maior integração entre o monitor e o professor da disciplina. Como conseqüência tem-se a criação de seminários internos e contínuos resultando a abertura de portas a outros campos e perspectivas, tais como sua atuação na monitoria de cursos de férias e de extensão. Essas ações também proporcionariam, outros centros e formas de ensino-aprendizagem, interagindo com outras pessoas, possibilitando um contato mais concreto com a realidade e permitindo uma melhor definição do que esse professor busca em sua formação, como corolário, a sua opção no campo de trabalho torna-se mais concreta fazendo com que a sua evasão do curso seja evitada.
  2. A prática docente tenderá a ser construída paulatinamente através de seu trabalho orientado pelo professor da disciplina que monitorará.
  3. A permanência do aluno na instituição de ensino será estimulada. Isto se dará face do horário que deverá prestar para estudos (seminários) e orientação oferecidas pelo professor da disciplina da qual é monitor.
   O programa de monitoria, como se tem notado durante século de existência em instituições de nível superior, tem se mostrado como uma ação pedagógica de grande valia pois, além de possibilitar ao graduando condições favoráveis para sua maior desenvoltura no campo científico, oportuniza, através de suas atividades, a tomada de decisões determinantes na escolha profissional e prepara melhor o futuro profissional para sua prática.

Programa de instalação de monitorias

   A monitoria é um programa de suporte a formação pedagógica do aluno que permite seu maior envolvimento com as áreas em que tenha interesse em atuar dentro da sua formação, além de permitir seu maior envolvimento com o curso, com a instituição e de prepará-lo para os desafios que a sua profissão apresentará.
   Para entender a esses objetivos, o programa de monitoria requer uma série de critérios e o estabelecimento de parâmetros de ação que efetivem sua proposta.

Seleção de Monitores

   Deve ser feita a partir de um edital interno do curso que estabeleça os critérios exigidos dos alunos para o cumprimento de suas atividades de monitor. Critérios tais como:
  • Ter disponibilidade de carga horário em turno oposto ao seu curso.
  • Não receber nenhuma outra bolsa institucional.
  • Inscrever-se em apenas uma disciplina.
  • Ter cursado a disciplina que se propõe a monitoria.
  • Não ter reprovação na disciplina a qual se candidata.
Atuação dos Monitores
  • Auxiliar o professor da disciplina na realização de tarefas como: planejamento de atividades, atendimento individualizado aos alunos da disciplina em que exerce a monitoria, aplicação de atividades pontuiais, planejamento de cursos e de eventos de extensão ligados à disciplina.
  • Participar de seminários visando seu aprimoramento